sexta-feira, 3 de junho de 2011

Música sertaneja!

A música sertaneja, também conhecida como musica caipira, ou o "country brasileiro", é um gênero musical que surgiu na década de 20. Nos anos 30, a música caipira cresceu e ganhou o seu mercado. O sertanejo é hoje dividido em 4 eras, irei postar agora dois videos de cada era.

Primeira era

O começo da música caipira, duplas com baixo orçamento, lançavam suas músicas com forte influência dos temas rurais e revoltas urbanas.

Mandi e Sorocabinha - Amanhecer na Roça


Raul Torres e Mariano - A Revolta de Nove de Julho


Segunda era

Época pós segunda guerra, a qual se destacou pela incorporação de outros ritmos e instrumentos na música sertaneja, além de temas agora voltados não só para a vida rural, como pelo romântico, natureza, etc.

Pena Branca & Xavantinho - Cuitelinho


Milionário e José Rico - Estrada da Vida


Terceira era

Também conhecida como "fase moderna do sertanejo", por causa da introdução da guitarra e baixo elétrico, além de elementos musicais utilizados em outros estilos mais recentes para a época. Eu costumo dizer que essa época tem duas subdivisões, a primeira mais antiga, que não sofreu tanto essa mudança eletrônica, apenas houve uma mudança na sonoridade, e a segunda época que teve uma forte mudança no estilo, e ficou marcada pelo excessivo uso de letras românticas.

Terceira era - Pt 1

Matogrosso & Mathias (part. Joaquim e Manuel) - Boate Azul


Chitãozinho & Xororó - Fio de cabelo


Terceira era - Pt 2

Rio Negro e Solimões - Peão apaixonado


Bruno & Marrone - Choram as rosas



Quarta era

Aqui a música engloba ritmos dançantes junto às letras românticas. Há uma nítida influência do sertanejo de raiz com estilos contemporâneos, numa fusão que resultou no que hoje chamamos de "sertanejo universitário".

Victor & Leo - Cuidador de Fogo


Lembrando que Victor & Leo não é bem um "sertanejo universitário", mas um estilo contemporâneo romântico de sertanejo.

João Neto e Frederico - Pega fogo cabaré


2 comentários:

Juliana disse...

sabia que o post era do Joe, só pelo tíulo, hehehehe
na minha opinião, até a segunda 'era' é aceitável, depois disso torna-se inaudivel, mas eu devo admitir que já cantei 'evidencias' pelo menos umas 30 vezes no videoke!

Juliana disse...

vou até cantar evidências aqui e casa... só pra acordar o mateus :D