domingo, 8 de maio de 2011

Hoje é domingo.

Pede caximbo.

Tá, sério, que droga de dia depressivo. Existe até uma música sobre isso: Gloomy Sunday, de Rezso Seress. É claro, existia todo um contexto quando ela foi feita: amor não correspondido e etc. Reza a lenda de que aqueles que a ouvem se matam, e devido a isso, seus discos foram proibidos de serem comercializados. A melodia ainda pode ser encontrada por aí, mas, o que a torna tão suicidante é a sua letra, hoje já não mais disponível.


Bem, Fantástico terminou, e sendo exibido agora na Globo mais uma tentativa de se fazer um programa de humor. É, Globo não ajuda a tornar esse dia melhor. Tentei assistir Batendo Ponto, até tentei. O estilo é um pouco diferente do que costumam fazer: não são tiradas e diálogos rápidos, como sucederam todos os seriados pós-Normais (que de fato era bom) e tampouco termina em putaria, como o resto do que se é produzido; mas é, no fim, chato. Nenhum sorriso, nada. É chato. Queria saber o que se passa na cabeça desses produtores na hora de fazer essas coisas. Não é colocando os então 20 anos atrasados apresentadores de Stand-Up que se faz algo engraçado. Seinfeld foi bem sucedido, sim, mas não por ele ser de fato um cara divertido, mas por reproduzir as situações vividas. E é disso que o humor brasileiro precisa. Não se concentra muitos personagens altamente caricaturizados em uma mesma cena. A vida real NÃO É assim.

Falando em Globo, já perceberam que o logotipo de seus programas são SEMPRE limitados por um fundo? Quer dizer, você não consegue reproduzí-lo em qualquer outro plano. Isso não acontece em quase NADA no mundo, é algo bem brasileiro mesmo.
Para exemplificar:

Note o degradê no fundo, as sombras, e o reflexo onde deveria ser o chão nesse universo azul habitado por letras tridimencionais. Agora compare com o logotipo do também citado seriado Seinfeld:

Olha que porra simplista. As letras em vermelho, uma elipse por trás dela; apenas um plano. Se encaixa em QUALQUER lugar:


Tente fazer o mesmo com um logotipo da Globo. Você NÃO VAI conseguir.

Enfim. Só desabafando.

2 comentários:

Carol disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luana Moraes disse...

A Björk tem uma versão de Gloomy Sunday. Vários artistas têm sua própria versão. Dê uma olhada, eu acho muito bonita apesar de melancólica: http://www.youtube.com/watch?v=TCEJtUNe90A